Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
28
29
30
31
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > O Projecto
imprimir

O Projecto
É uma parceria da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, com o Instituto da Conservação da Natureza e a Associação de Agricultores do Concelho de Mourão, e visa a conservação do Sisão no Alentejo através de um plano de acção para a espécie que identifique claramente os núcleos populacionais a preservar, os usos do solo e directrizes de ordenamento a implementar e o modelo específico de gestão agrícola a desenvolver. O projecto é co-financiado pelo Programa LIFE – Natureza e será desenvolvido num período de quatro anos.


O Projecto LIFE Sisão consiste em quatro grandes acções:


O Projecto Piloto Agrícola, um ensaio, em conjunto com agricultores de Mourão e Moura, de práticas agrícolas que visam beneficiar o Sisão e a Abetarda e manter o rendimento das explorações;

A realização de um Inventário das Populações de Sisão nidificantes e invernantes no Alentejo;

O desenvolvimento de uma Campanha de Sensibilização pública, para informar os decisores, os agricultores e as pessoas em geral sobre a necessidade de conservar as populações de Sisão e outras espécies de aves dependentes da planície cerealífera alentejana;

A preparação de um Plano de Acção para o Sisão no Alentejo, em conjunto com os agricultores e a administração local e central.

No final do projecto deveremos saber exactamente onde estão as populações de Sisão do Alentejo, qual o seu grau de vulnerabilidade, e quais as medidas de gestão a implementar. Deveremos também trabalhar em colaboração estreita com os decisores locais e centrais, de modo a incorporar nos vários instrumentos de gestão e ordenamento (planos de ordenamento municipais, plano de desenvolvimento rural, estratégia de conservação da natureza, etc) as medidas necessárias à preservação desta espécie e do seu habitat agrícola. 





voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com